sábado, 3 de julho de 2010

Heróis de Fogo: Filhos e Filhas espirituais do Padre Kentenich em processo de canonização

No fundo, o cristianismo é seguir alguém. Não é em primeiro lugar abraçar uma doutrina. Essa é uma consequência. A primeira coisa que os apóstolos descobriram foi a pessoa da Jesus. E foi esse Jesus quem os cativou e os fez mudar suas vidas.
Deus chega ao homem através do homem. Neste caso o princípio foi o Homem Deus. Este princípio permeia toda a história da Igreja. Os grandes santos atraíram e deram origem a outros santos. É o caso de São Francisco de Assis e Santa Clara ou de Dom Bosco e Santo Domingo Savio e São Francisco Xavier. Santo Ignácio conta que trabalhou um ano para conquistar Francisco Xavier quando estudava em Paris. Como um bom basco, era muito teimoso, mas quando o conquistou, cativou sua alma e se deu conta: "com este homem conquisto um continente". E não se enganou - São Francisco Xavier conquistou a Índia. Mas, o que teria sido de São Francisco Xavier sem Santo Ignácio? Ou o que teria sido de Santo Ignácio sem São Francisco Xavier? Os dois foram utilizados juntos como instrumentos nas mãos de Deus para realizar uma grande obra de evangelização.
Esse atuar se repete na história da Família de Schoenstatt. Conhecemos a história do 18 de outubro de 1914, cujos protagonistas são o Pe. Kentenich e os congregados heróis. Na origem, o Fundador não estava sozinho. Junto a ele estava a primeira geração e entre eles José Engling. O que teria sido do Padre Kentenich sem José Engling? O que teria sido de José Engling sem o Padre Kentenich? As grandes personalidades atraem e geram novas personalidades. O Deus providente une os homens para realizar seus grandes planos.
Pe. Juan José Riba, "Aliados", Editora Patris Argentina 2003, pág. 8 e 9


Suas vidas ilustram a história e a missão de Schoenstatt e de seu Fundador
Os filhos e filhas espirituais do Padre Kentenich, modelados por ele e conduzidos a uma maturidade extraordinária de vida cristã, são testemunhos do seu Pai espiritual. As vidas daquelas pessoas que encarnaram em grau exemplar os ideais da espiritualidade schoenstattiana ilustram a história de Schoenstatt e a história de quem os conduziu a este ideal e lhes deu as ferramentas para conquistar a meta junto a Deus e à Santíssima Virgem: o Fundador de Schoenstatt. As pedras preciosas que a Providência presenteou a Schoenstatt são os marcos de destaque.
Cada um deles irradia a luz do Fundador e do seu carisma: seu conceito de uma nova comunidade baseada em autênticas personalidades livres, firmes e apostólicas adquire um rosto, uma história. As vidas de Karl Leisner, o primeiro schoenstattiano beatificado, dos seis schoenstattianos beatificados ou no caminho da beatificação - Ir. Emilie, João Pozzobon, Mário Hiriart, Gertraud von Bullion, José Engling, Franz Reinisch - e muitas outras "pedras preciosas de Schoenstatt", cujas vidas geraram uma mudança nos Ramos, países e grupos de Schoenstatt, ilustram a história da Aliança de Amor que é capaz de transformar totalmente uma pessoa e ao mesmo tempo iluminam a história de pessoas que com sua missão, seu passado, suas fortalezas e debilidades, marcaram o destino de Schoenstatt. Uma vocação que compartilham com cada pessoa que vive no espírito da Aliança de Amor.

Um comentário:

  1. O santuario lar é uma verdadeira benção para nossa Mauriti, com a sua chegada as communidades que compoem nosso municipio fortacelceram seus laços de fé, integraram-se as cominidades e promoveu a uinião nas familias com a visitas diárias da Mãe Peregrina

    ResponderExcluir